ESPAÇO CULTURAL NHÁ RITA

 Aberto à visitação, o Espaço Cultural Nhá Rita, na senzala da Fazenda do Cipó, foi criado em 2005, no intuito de salvaguardar a memória local e a história relacionada à origem das comunidades da Serra do Cipó, contendo objetos e fragmentos documentais de diversas épocas da história mineira. 

 

Em 2012, realizou-se um primeiro levamento do acervo oriundos do século XVIII quando o local ainda era um antigo rancho dos bandeirantes. 

 

Em 2016, com o patrocínio da Petrobras através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, lança para as comunidades e visitantes o CENTRO DA MEMÓRIA VIVA, com a pesquisa e exposição "História, Memória e Entrelaçamentos na Fazenda do Cipó" e  disponibiliza um Banco de Dados com mais de 1000 bens materiais e imateriais inventariados, entre eles, fotos, tradições e documentos históricos e mais de 20 horas com entrevistas às personalidades locais. Veja mais clicando abaixo:

REINAUGURAÇÃO DO ESPAÇO CULTURAL NHÁ RITA

"o que a memória ama, fica eterno"

 

É a hora de estrear um novo ciclo, seguir como Nhá Rita, "que tudo guarda", guardaremos para as futuras gerações os sonhos e anseios do passado que, observando mais a fundo, nem tão longe está... É logo ali que as histórias são revividas e reinventadas também no presente. Quanto mais vivemos, mais eternidades criamos dentro da gente. Mais longe vamos com os desejos... Já dizia Adélia Prado, " o que a memória ama, fica eterno."

 

Assim, reabriremos o Espaço Cultural Nhá Rita, que depois de meses fechado, inaugura nova exposição dedicada a contar um pouco da história do Brasil através dos seus caminhos abertos pelos interiores de Minas Gerais. São coleções relacionadas as técnicas produtivas que, ao longo da história, foram se consolidando, gradativamente, de acordo com as necessidades das antigas comunidades da Serra do Cipó. 

 

Ofícios, saberes e conhecimentos do século XVIII ao XX, que agora podem ser amplamente divulgados, pesquisados e entendidos pois o Espaço Cultural Nhá Rita, com o patrocínio do Estado de Minas Gerais através do Fundo Estadual de Cultura, desenvolveu um projeto técnico de Expografia, Conservação e Restauro permanente e acessível para os visitantes. Tornando se um importante Centro da Memória Viva e referência duradoura para as gerações presentes e futuras.  

FUNCIONAMENTO

Ecomuseu online:

Segunda a Sábado (9h às 17h) 

 

Espaço Cultural Nhá Rita: Segunda a Sexta (9h às 11h)

Sábado (9h às 17h)

 

 

 

ENDEREÇO

Fazenda do Cipó - Serra do Cipó

Rodovia MG10, Km 94

Distrito de São José do Almeida

35.835-000

Jaboticatubas, MG

 

ecomuseudocipo@gmail.com 

TEL | WHATSAPP

031 - 99741 1065
031 - 3080 6452

ESCREVA PARA NÓS:​

CONECTE-SE CONOSCO:​​

  • w-facebook
  • White YouTube Icon
  • w-googleplus
  • Twitter Clean

VISITAS MEDIADAS 

 

Recebemos grupos e escolas em visitas mediadas. Marcando com antecedência é possível desenvolver pacotes personalizados, com alimentação e hospedagem, inclusive atendendo a demandas em diversas áreas: competências escolares, artísticas, lazer, religiosas e/ou pedagógicas.

@2018 criado pelo Ecomuseu do Cipó e ONG Baí - Educação, Cultura e Ambiente