Centro da Memória Viva - Exposição de Lançamento

História, Memória e Entrelaçamentos na Fazenda do Cipó

Durante o desenvolvimento do projeto Música na Serra do Ecomuseu do Cipó, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais com patrocínio da Petrobras, historiadores, técnicos e museólogos estudaram parte da documentação do acervo do Espaço Cultural Nhá Rita. Os objetivos foram de compreender, preservar e também contar a história da Fazenda Cipó e da formação das comunidades da Serra do Cipó.

Com a finalização do trabalho, se idealizou esta exposição que representa de maneira significativa, aspectos do levantamento histórico empreendido. Foram escolhidos objetos que pertenceram aos antigos moradores, peças de manejo e do dia a dia dos habitantes da Fazenda do Cipó compreendidas entre os séculos XVIII e XIX. Dessa forma, a Mostra se divide entre o cotidiano da Fazenda e a vida de moradores que dedicaram a esta casa e região.

Dentre os objetos escolhidos estão utensílios de cozinha, sendo parte importante de ligação das famílias em torno do fogão, ambiente que unia as famílias. Apresentamos também alguns instrumentos de trabalho relacionados com o desenvolvimento da região e desenhos de um antigo morador, o Dorico, personagem muito amado e lembrado por todos ainda hoje.

“História, Memória e Entrelaçamentos na Fazenda Cipó” é uma pequena mostra do acervo do Espaço Cultural Nhá Rita, que ainda necessita de mais estudos técnicos e trabalhos na museologia, visto o tamanho do acervo e relevância documental. Mesmo assim, a exposição é de grande importância histórica pois representa a riqueza preservada com muito carinho, tornando a memória objeto de luta e salvaguarda de comunidades historicamente excluídas, mas nunca esquecidas.

Equipe de História: Brunno Octavio | Fátima C. Caires | Geraldo José da Silva | Virgínia Valadares

@2018 criado pelo Ecomuseu do Cipó e ONG Baí - Educação, Cultura e Ambiente