Centro da Memória Viva - Banco de Dados

1/1

Patrimônio Imaterial e  Patrimônio Material 

As atividades de Pesquisa dentro do projeto Música na Serra, patrocínio PETROBRAS através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, durou um ano, com reuniões entre os profissionais, comunidades e também parceiros, como a Superintendência Estadual de Museus de Minas Gerais - SUMAV. 

PATRIMÔNIO IMATERIAL

O Inventário Comunitário Imaterial da Serra do Cipó é centrado na memória de personalidades relevantes da região e que de alguma forma se conectam com a Fazenda do Cipó. Visa identificar e documentar as histórias orais, para atender à demanda pelo reconhecimento de bens representativos da diversidade e pluralidade cultural dos grupos formadores da sociedade cipoense, além de compreender os sentidos e significados atribuídos ao patrimônio imaterial por eles. Tratando-os como intérpretes legítimos da cultura local e como parceiros preferenciais para sua preservação. O Inventário também é complementado pela inserção das informações em um Banco de Dados especialmente projetado para isso.

A equipe de Pesquisa documental atuou em três áreas que se complementaram e produziram, ao final, um Breve Relato e o Banco de Dados:

1 – Pesquisa e transcrições de documentos em Belo Horizonte e Grande BH.

2 – Limpeza, Catalogação e Digitalização de documentos que se encontram no Espaço Cultural Nhá Rita (Fazenda do Cipó).

3 – Produção Banco de Dados e Pesquisa.

Foram aprofundadas pesquisas em Arquivos Públicos e Bibliotecas em Belo Horizonte e Grande BH, Arquivo Nacional da Torre do Tombo em Lisboa e na PUC- Minas. Alguns documentos transcritos e digitalizados alguns e, na Serra do Cipó, documentos devidamente limpos, digitalizados e catalogados do Espaço Cultural Nhá Rita em análise e estudo. A catalogação já é feita no formato do Banco de Dados, não sendo apenas uma ficha, mas seu registro em um sistema de busca e reconhecimento, onde há espaço para as descrições e para imagem dos documentos, livros, peças, fotos, quadros, imagens e arquivos digitais, como áudio e vídeo.

PATRIMÔNIO MATERIAL

Desenho do Dorico

FUNCIONAMENTO

Ecomuseu online:

Segunda a Sábado (9h às 17h) 

 

Espaço Cultural Nhá Rita: Segunda a Sexta (9h às 11h)

Sábado (9h às 17h)

 

 

 

ENDEREÇO

Fazenda do Cipó - Serra do Cipó

Rodovia MG10, Km 94

Distrito de São José do Almeida

35.835-000

Jaboticatubas, MG

 

ecomuseudocipo@gmail.com 

TEL | WHATSAPP

031 - 99741 1065
031 - 3080 6452

ESCREVA PARA NÓS:​

CONECTE-SE CONOSCO:​​

  • w-facebook
  • White YouTube Icon
  • w-googleplus
  • Twitter Clean

VISITAS MEDIADAS 

 

Recebemos grupos e escolas em visitas mediadas. Marcando com antecedência é possível desenvolver pacotes personalizados, com alimentação e hospedagem, inclusive atendendo a demandas em diversas áreas: competências escolares, artísticas, lazer, religiosas e/ou pedagógicas.

@2018 criado pelo Ecomuseu do Cipó e ONG Baí - Educação, Cultura e Ambiente