• ecomuseudocipo

E se?

" E se as crianças perderem o ano escolar

E se em vez de aprender matemática aprenderem a cozinhar?

Costurar suas roupas? Limpar?

A cultivar uma horta no quintal?

Se aprenderem a cantar músicas para seus avós ou seus irmãos mais meninos?

Se aprenderem a cuidar dos seus animais de estimação e a tomar banho?

Se desenvolverem sua imaginação e pintarem um quadro?

Se aprenderem a ser mais responsáveis e conectados com toda a família em casa?

Se nós os pais os ensinamos a ser boas pessoas?

Se aprenderem e souberem que estando juntos e saudáveis é muito melhor do que ter o último celular de moda?

Talvez isso nos falta, e se eles aprenderem, talvez não perdemos um ano, talvez ganhemos um tremendo futuro."

(Fb. Casa da Árvore)

Alguns ensinamentos podemos aprender das crises que passamos. O Ecomuseu do Cipó vem desde o inicio do ano reinventando, reconstruindo e refazendo o presente que insiste em teimar "não terão braços, não terão forças, não viverão". Mas... E SE?

E se mudarmos as perspectivas? Ao invés de dois fossemos mais de uma dezena de braços fortes na luta pela permanência de nossas referências e histórias? Uma Campanha de Financiamento Coletivo existisse e unisse pessoas com o mesmo propósito? Se tivéssemos órgãos públicos apoiando? E se o tempo não fosse de respirar teríamos tempo para tudo?

Pois, virando os lados, atualmente aguardamos a passagem da pandemia, respeitando o isolamento social, mas as parcerias foram feitas!!! E ainda continuam pessoas a nos procurar querendo contribuir de alguma maneira para o ReConstruir o Cipó. Nossa campanha de financiamento coletivo e a Secretaria Estadual de Cultura através do Fundo Estadual de Cultura (projeto 2018.12.0090) foram responsáveis por iniciarmos em fevereiro a limpeza e manutenção do acervo histórico que estava praticamente todo inundado. Conseguimos EPI´s e salvamos a nossa história. Agora eles se encontram higienizados e aguardam o trabalho de restauração e revitalização.

A edificação histórica que teve sua estrutura danificada, esta vazia e limpa, para futuros projetos de restauração (profissionais da arquitetura nos procuraram e assim que passar a pandemia do Corona iniciamos as ações técnicas e inscrições em editais de apoio).

Vamos, respeitando o tempo, procurando quem, o quê, aonde e, como podemos ser produtivos e ativos fazendo o presente que queremos para um futuro que sonhamos, justo, digno e humano.

Quem quiser apoiar nossas ações estamos recebendo doações financeiras e de serviços, para saber mais detalhes entrar em contato pelo email ecomuseudocipo@gmail.com ou pelo whatsapp 31 997411065.

Doações financeiras podem ser feitas para:

Banco: Caixa Econômica Federal

Agencia: 0086