O Ecomuseu do Cipó realizou a quarta edição do “Refazenda Cultural – Arte e Memória Viva” como resultado de um ano de atividades de Arte, Cultura e Patrimônio com as comunidades da Serra do Cipó.

Aconteceu no dia 29 de outubro, das 14h às 23h, na Fazenda do Cipó, com música, cinema, moda de viola, mostra de alunos, teatro, artistas convidados, batuques, folias, barraquinhas de comida, bebida e artesanato. Este projeto é realizado com o patrocínio da Petrobrás, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Umas das atrações se referem à salvaguarda da memória da região com o lançamento do Centro da Memória Viva, disponibilizando um Banco de Dados com mais de 1000 bens materiais e imateriais inventariados, entre eles, fotos, tradições e documentos históricos

e mais de 10 horas com

entrevistas às personalidades locais.

 

Também nesse dia será exibiu pela

primeira vez o Filme “Arte e Memória Viva”, cores e sons da Serra do Cipó.

É a cultura em movimento, passado e presente, moldando o futuro da Serra do Cipó, através do protagonismo das comunidades tradicionais.

Fotos do Guto Côrtes, Ana Paula Pedersoli e Augusto Caires
1/70
Refazenda tudo...
Refazendo toda...
Recria, Refaz, Reinventa a nossa história!

O Refazenda Cultural tem como principal objetivo o encontro e a divulgação das manifestações culturais e folclóricas presentes nos municípios que abrangem a Serra do Cipó, idealizado pelos próprios moradores da região. 

 

Cria um importante meio para o conhecimento do grande público da cultura local, rica por sua natureza e agora também, pelo seu povo

e movimentos artísticos. 

 

Aprovado no Prêmio Agente Jovem de Cultura – MINC e no Fundo Estadual de Cultura – MG, em sua última edição, propôs uma semana de "Circulação de Saberes e Tradições", com oficinas, apresentações, palestras e confraternizações comunitárias.

FUNCIONAMENTO

Ecomuseu online:

Segunda a Sábado (9h às 17h) 

 

Espaço Cultural Nhá Rita: Segunda a Sexta (9h às 11h)

Sábado (9h às 17h)

 

 

 

ENDEREÇO

Fazenda do Cipó - Serra do Cipó

Rodovia MG10, Km 94

Distrito de São José do Almeida

35.835-000

Jaboticatubas, MG

 

ecomuseudocipo@gmail.com 

TEL | WHATSAPP

031 - 99741 1065
031 - 3080 6452

ESCREVA PARA NÓS:​

CONECTE-SE CONOSCO:​​

  • w-facebook
  • White YouTube Icon
  • w-googleplus
  • Twitter Clean

VISITAS MEDIADAS 

 

Recebemos grupos e escolas em visitas mediadas. Marcando com antecedência é possível desenvolver pacotes personalizados, com alimentação e hospedagem, inclusive atendendo a demandas em diversas áreas: competências escolares, artísticas, lazer, religiosas e/ou pedagógicas.

@2018 criado pelo Ecomuseu do Cipó e ONG Baí - Educação, Cultura e Ambiente