Setembro está aí com suas cores e marias sapudas!

September 18, 2016

Mês de Setembro chegou e as crianças são unanimes em dizer "Que mês bonito!"

A metodologia do Calendário Sociocultural realizado pelos educadores do Ecomuseu do Cipó em parceria com as Escolas parcerias da região fundamenta-se no Método Indutivo Intercultural, idealizado no Instituto de Investigações da Amazônia Peruana por Jorge Gasché. Atualmente, é desenvolvido pelas equipes mexicanas do Centro de Investigação e Estudos Superiores em Antropologia Social. No Brasil, além da UFMG participa também a Universidade Federal de Roraima (UFRR). No Ecomuseu do Cipó, iniciou-se voluntariamente nas escolas do Cipó, com alunos de 06 a 11 anos. Desse trabalho foi possível constatar que as crianças têm uma memória vinculada aos mais velhos e trazem muitas informações da cultura, da natureza e da sociedade onde vivem. Agora, na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, patrocínio Petrobras, a ação se justifica por si só, ao democratizar esses saberes a mais pessoas da Serra do Cipó.