Tambolelê no Refazenda: entusiasmo e mistura de ritmos ancestrais com pitadas de blues, rock´n roll, funk e black music!

October 16, 2016

Na programação do Refazenda Cultural teremos a apresentação do Grupo Tambolelê, dia 29 de Outubro a partir das 22h.

Saiba mais:

Grupo mineiro Tambolelê, essencialmente de percussão, com ritmos afro-mineiros. Formado pelos percussionistas Santonne Lobato (também professor do Ecomuseu do Cipó), Geovane Sassá e artistas convidados, o Tambolelê promete agitar a noite com o ritmo forte e vibrante dos tambores que já se apresentaram em diversos países. Criado em 1995, durante o Festival de Arte Negra, é um grupo essencialmente percussivo e é hoje considerado como um dos mais importantes do país. Tem como proposta registrar as relevâncias dos ritmos afro-mineiros, dando um toque especial a esses e fazer novas leituras musicais em torno do imaginário presente na cultura popular brasileira. O Tambolelê explora novas tendências no universo percussivo, utilizando instrumentos convencionais e não convencionais confeccionados por um de seus integrantes (Santonne Lobato), mesclando em suas oficinas e shows, as mais variadas expressões artísticas com uma pequena dose de humor. Essa mistura de sons produz um belíssimo resultado. “Paralamas do Sucesso”, “Uakti”, “Milton Nascimento”, “Djavan” e “Maurício Tizumba”, são alguns dos artistas que já utilizaram os instrumentos criados por Santonne, durante suas apresentações.

Tendo como foco central a emoção, o grupo sempre leva ao palco, além de muito entusiasmo, a magia dos elementos das congadas e uma mistura de ritmos ancestrais com pitadas de sons contemporâneos, como blues, rock´n roll, funk e black music.

No Refazenda Cultural o que se ouvirá é um som novo, que passeia com competência entre claras inspirações de raízes, do pop e, ao mesmo tempo, da música erudita. Paixão, cores e cheiros fazem parte de um show em que o público poderá curtir uma boa música, dançar ao som dos batuques, apreciar um espetáculo cênico-musical e se conectar com o universo da cultura afro-mineira.

Fotos: Internet