Com vocês... Centro da Memória Viva!

November 19, 2016

O Cipó, flexível e ao mesmo tempo resistente, serpenteando árvores, envolve a floresta. Deu nome a uma serra e a um rio. Serviu para entrelaçar galhos e barros, dando consistência única ao adobe que possibilitou a construção de casas. Esse mesmo cipó entrelaçou vidas e comunidades que alimentaram tropeiros do ouro e diamantes, unindo vilas, comunidades e homens nas Gerais.

O ECOMUSEU DO CIPÓ, cipó contemporâneo, entrelaça o passado com o presente, ao mesmo tempo, efetiva um novo tropeiro que se alimenta da história e se consolida na redescoberta da diversidade e riqueza do patrimônio cultural da

Serra do Cipó – Minas Gerais.

O Ecomuseu do Cipó encontra-se, nesse momento, em uma fase muito importante de sua trajetória pela ecomuseologia, com o lançamento do CENTRO DA MEMÓRIA VIVA para as comunidades da Serra do Cipó no Espaço Cultural Nhá Rita e uma versão online reduzida no site institucional.  Disponibilizando gratuitamente um Banco de Dados com mais de 1000 bens materiais e imateriais inventariados, entre eles, fotos, tradições, mapas, documentos históricos e mais de dez horas de entrevistas às personalidades locais e registros áudios visuais diversos, com destaque do filme inédito “Arte e Memória Viva”, cores e sons da Serra do Cipó.

PATRIMÔNIO IMATERIAL

O Inventário Comunitário Imaterial da Serra do Cipó se centra na memória de personalidades relevantes da região e que de alguma forma se conectam com a Fazenda do Cipó. Tratando-os como intérpretes legítimos da cultura local e como parceiros preferenciais para sua preservação.

Os produtos gerados relativos ao Patrimônio Imaterial, nesse primeiro ano de pesquisa, são:

* Livro “Inventá-Rio Cipó”

* Registro Áudio Visual “Arte e Memória Viva”

* Vídeos com entrevistas e manifestações tradicionais da região

* Fichas de catalogação no Banco de Dados especialmente projetado para isso.

PATRIMÔNIO MATERIAL

Nossa equipe atuou em três áreas que se complementaram e produziram, ao final, uma Pesquisa histórica,  um Banco de Dados,  Transcrições de documentos; Limpeza, Catalogação e Digitalização de parte do acervo que se encontra no Espaço Cultural Nhá Rita (Fazenda do Cipó).

Os produtos gerados relativos ao Patrimônio Material, nesse primeiro ano de pesquisa, são:

* Exposição e Pesquisa “História, Memória e Entrelaçamentos na Fazenda do Cipó”

* Banco de Dados com mais de 1000 inventariados, em fichas descritivas de fácil estudo e localização.

É a cultura em movimento, passado e presente, moldando o futuro da Serra do Cipó, através do protagonismo das comunidades tradicionais.

Agende uma visita ao Ecomuseu do Cipó para apreciar o Centro da Memória Viva em sua versão integral!

Para mais, versão online no em nosso site