10º Encontro Estadual de Museus de Minas Gerais - O Ecomuseu estará lá!

November 16, 2017

A Superintendência de Museus e Artes Visuais e o Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais convidam a todos profissionais de museu e demais interessados para participarem do 10º Encontro Estadual de Museus de Minas Gerais e refletirem juntos sobre Tecno-lógicas em museus. O tema faz alusão aos significados do termo tecnologia, se referindo tanto às ferramentas digitais como às técnicas desenvolvidas para soluções de necessidades práticas e deseja refletir sobre as tecnologias possíveis nas diversas atividades dos museus.

O 10º Encontro Estadual terá abertura na noite do dia 22 e seus trabalhos acontecerão no decorrer dos dias 23 e 24 de novembro de 2017 com palestras temáticas e mesas de debate. O objetivo do encontro é pensar criticamente como fazer bom uso das tecnologias disponíveis, enfrentando os desafios de atualização dos museus e das inúmeras limitações implicadas na sua utilização. Duas palestras inaugurais abrem a discussão do tema com o objetivo de entender o alcance da palavra tecnologia, as aplicações tecnológicas nos museus de forma abrangente e sua relação com o desenvolvimento local (o Ecomuseu do Cipó estará presente).  No decorrer do encontro serão formadas três mesas de debate em torno dos temas: "Tecnologias comunitárias", "Preservação de acervos e  Educação". Além disso, serão apresentadas experiências de museus relacionadas com o tema, como as práticas do Espaço UFMG do Conhecimento e do evento Museomix realizado no Circuito Liberdade em novembro de 2017.

O Encontro se afirma como espaço de debate e contará, especialmente para a data, com representantes do Sistema Estadual de Museus dos 17 territórios de desenvolvimento de Minas Gerais. Uma ótima oportunidade para a troca com profissionais de museus de todo o Estado. Contamos com a sua presença!

Para fazer a sua inscrição acesse o link e preencha o formulário:

Inscrições gratuitas. Vagas Limitadas.

Local: Museu Mineiro

Avenida João Pinheiro, 342 – Funcionários