para um 2018 de encontros e partilhas

January 8, 2018

O ano de 2017 foi algo diferente... Sem patrocínio oficial mas, mesmo assim, de muito trabalho para manter o dia a dia de ações junto das comunidades do Cipó. A cultura viva seguiu seu caminho: mudanças, pausas, exaltações, quietudes, mansidões, conquistas, imensidões.

Fomos acompanhando esse ritmo ao mesmo tempo que tentamos sair vivos em meio ao enorme caos politico, econômico e social que nosso país ainda está a "duras penas" passando. Difícil manter projetos e os sonhos sendo realizados... Mas não perdemos a luta! Nossa "peteca" vêm passando de mão em mão, em cada criança, em cada educador, em cada sorriso e visita que recebemos. Só temos que agradecer!

Com isso aprovações em Editais surgiram, parceiros firmados, encontros aconteciam e as sementes plantadas no ano anterior estão nascendo! O Fundo Estadual de Cultura irá acontecer em 2018 com o projeto de salvaguarda do Acervo Histórico presente no Espaço Cultural Nhá Rita. Também através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura firmou se a parceria com uma grande empresa amiga dando continuidade as nossas oficinas gratuitas de Arte, Cultura e Patrimônio. Ficaram curiosos? Logo contaremos mais dessas boas novidades!

Infelizmente, o ano fechou com uma tristeza grande que foi a partida da nossa madrinha, no dia de Natal uma estrela seguiu seu caminho. Odalice Priosti foi a primeira pessoa que nos estendeu a mão na museologia comunitária. Nos acolheu, orientou e foi, como para muitos, a guia nessa jornada. De grande sabedoria, nos fez acreditar piamente no Ecomuseu e em todas as suas lutas, força e possibilidades de realizar um mundo mais justo e libertador. Pensamos que precisamos continuar lutando como tanto ela fez e saber, a sua maneira, poetizar todas as possibilidades de beleza.

Assim, feliz 2018, muita arte para o próximo ano, plantando, colhendo, semeando e partilhando.

Ecomuseu do Cipó - janeiro de 2018