Agora estreou Nhá Rita!

July 12, 2018

Nhá Rita estreou e arrasou!

#agoravainharita #agorafoinharita 

 

A reabertura do Espaço Cultural Nhá Rita, no dia 02 de julho de 2018, com o patrocínio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, foi emocionante. Tiveram momentos mágicos e de muita admiração pelas pessoas do Cipó do passado e do presente, que sempre buscaram realizar em comunhão seus sonhos, suas vidas, cultura e história.

 

Durante seis meses, tivemos uma equipe de profissionais e também da comunidade que não mantiveram esforços para deixar tudo organizado e bonito para a reinauguração. Com todo esse trabalho, agora o museu conta com três salas de visitação, uma com a exposição "Ofícios: saberes e fazeres da Serra do Cipó", outra em homenagem aos antigos que contribuíram para a formação das comunidades tradicionais  e para o fortalecimento das raízes negras do Cipó. Além disso, tem um espaço dedicado a exposições temporárias, inaugurando com Nhá Rita e seu filho Oduvaldo que, além de fazerem parte da memória local através de suas realizações, foram também responsáveis pela coleta e guarda de grande parte do acervo exposto.

 

Venha nos conhecer e saiba um pouco mais da história de Minas Gerais. 

 

 "pois o que a memória ama, fica eterno!"

 

Vejam alguns registros realizados pela fotografa Ludy Coelho do Studio Lúdica da festa de reinauguração

1/37

Na reinauguração também tivemos um momento especial para agradecer  aqueles que, da sua maneira, contribuíram para que o Espaço Cultural Nhá Rita crescesse, mantendo viva suas raízes. Colocamos seus nomes em uma placa de aço que ficará para sempre na história do Museu, são esses: 

 

Adelaide Izabel Marques, Ana Werneck, Antônio Croce, Déa Fonseca Vieira Araújo, Eduardo Queiroz, Fábio Moreira Santos, Fátima Caires, Geraldo Silva, Gilda Moreira, Guilherme Ferreira, Helder Lima, Ilza Pereira Lima, José Ferreira Belisário (in memoriam), Luiz Eustáquio dos Santos Nogueira. Luiz Souza, Miguel Ferreira, Norma Queiroz, , Odalice Priosti (in memoriam), Oswaldo Machado dos Santos, Rafaela Discaciati, Rosélia Maria de Almeida Machado, Sirlene Aparecida Vargas Pereira e Vanda Ferreira.

 

As comunidades da Serra do Cipó que fazem da sua história o seu maior patrimônio, em especial, Antônia Maria dos Santos Ferreira (Maria Fabíola),

Antônia Terezinha dos Santos Ferreira e Antônio José Ferreira dos Santos (Zezé).

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Tecendo vidas, fazendo História!

January 4, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 27, 2018